segunda-feira, 20 de julho de 2009

COSMONAUTAS OU ASTRONAUTAS

A propósito da comemoração, hoje, da chegada do homem à Lua aconteceu interrogar-me sobre o porquê da diferença de designação: astronauta para os americanos ( e ocidente em geral ) e cosmonauta para os soviéticos ( e para os russos, agora)?
Procurei na Internet e todos parecem aceitar que quando se fala de russos deve dizer-se cosmonautas e que para americanos o termo certo é astronautas, sem, contudo, em nenhum dos sítios que consultei ninguém avançar com explicação alguma sobre esta diferença de designação.
Então ocorreu-me formular algo que está longe de ser uma teoria, é mais um postulado!
Quando se fala do Vietnam, por exemplo, deve dizer-se que fica no sudoeste-asiático ( localização em relação ao próprio continente asiático ) e não que fica no extremo-oriente ( nomenclatura euro-centrista ).
Será que uma dicotomia semelhante se aplica às designações cosmonauta ( que põe a tónica no cosmos infinito, e não na terra...) enquanto astronauta é muito mais "terro-centrista" ?
Quem souber que me diga, por favor !

2 comentários:

  1. Nao vem a proposito para o assunte em epigrafe mas e' uma maneira de te contactar.
    Enviando este video que pode ser importante como informacao.
    http://ww1.rtp.pt/antena1/index.php?t=Entrevista-a-Luis-Bento.rtp&article=4264&visual=11&tm=16&headline=13
    Continuacao de bom trabalho!
    Um abraco e cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Não responde, mas ajuda...

    Fonte: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

    ASTRONAUTA: piloto ou passageiro de um veículo espacial que viaja fora da atmosfera terrestre; do francês “astronaute” de 1928, «pessoa que efectua pesquisa sobre a astronáutica e por ela se interessa»; e do inglês “astronaut” de 1929, «uma pessoa que viaja além da atmosfera terrestre, um estudante da astronáutica».

    COSMONAUTA: piloto ou passageiro de uma nave espacial; uso empregue especialmente para expedições especiais da antiga U.R.S.S.; do russo “kosmonaut” de 1959-1960, «aquele que efectua voos ao espaço cósmico»; do inglês “cosmonaut” de 1959, «um astronauta do programa espacial soviético ou russo».

    Um abração!

    ResponderEliminar